segunda-feira, 2 de junho de 2008

A Múscia como Obrigação no Ensino Básico

Na quarta - feira do dia 28 de maio foi aprovada pela Comissão de Educação e Cultura a obrigatoriedade do ensino da música o ensino básico. É de elogiar a iniciativa de ter a música como conteúdo obrigatório no ensino básico. Com tanta deficiência na nossa educação talvez algo desse impacto sirva para formar seres sensíveis a arte musical. Mas ao mesmo tempo que elogio, acho que é tacanha e tímida essa mudança. Estudar artes tendo a música como principal aprendizado entre as artes é no mínimo temerário.
Estamos ainda tratando o ensino da arte de forma estreita e segmentada. E é aí que está o erro, não se pode estudar, ou pelo menos compreender a arte de forma unilateral.
É como deixássemos de lado o contexto histórico-cultural que envolve não só a música mas todas as artes que são influenciadas por esses fatores. Estudar artes não é somente aprender música ou pintura ou literatura ou teatro ou cinema, ou HQ e sim ter a percepção do todo que essas artes compreendem.
Quando estudamos artes estamos apreendendo a cultura de um povo e suas manifestações nas mais diversas formas, por isso não se pode compreender arte apenas sob o ponto de vista de uma especificamente, pois assim não estaremos formando, agora sim, cidadãos capazes de compreender essas relações com o mundo onde eles vivem.
Sim, educar é compreender e dar ao educando todas as faces possíveis, para que esse se torne um homem ou mulher ativo em seu mundo, ser de compreensão do meio onde vive. Tendo entendimento tanto do passado (pois estudar arte é também estudar a sua história) como o seu presente para pisar com pés firmes no futuro.
Mas da mesma forma que faço essas críticas, também compreendo que é necessário termos educadores competentes e sabedores de seu compromisso, assim também como materiais específicos para esse estudo. Ou seja, pelo andar da carroagem, vai longe ainda uma formação séria no que diz respeito a arte. Mas estamos no caminho, cambaleantes, cantantes e falantes, mas no caminho (pelo menos eu tenho que acreditar nisso).

2 comentários:

Thiago Krening disse...

Pois é cara, concordo contigo.
Sinto muita falta hoje em dia de ter tido uma educação artística mais forte no colégio... Acho essencial que se forme indivíduos com um mínimo de sensibilidade, que através da arte pode ser desenvolvida.
Como muitos sabem, minha grande frustração é não ter aprendido nenhum instrumento musical... Mas me considero relativamente conhecedor de arte num plano geral, só que tenho consciência que foi por gosto próprio e não por incentivo de nenhuma instituição...
As coisas seriam muito mais fáceis pra um designer se todos tivessem um olho minimamente crítico para as artes visuais... hehe
abraço

ricardo lovatto blattes disse...

oscar... tb estou no seleto grupo dos blogueiros. já te coloquei lá nos meus favoritos, espero tratamento equivalente!
http://soudegas.blogspot.com/
abração,