quarta-feira, 25 de abril de 2007

Conto das Histórias em Quadrinhos

Eu era um cara que tinha uma turma de amigos que adorava Histórias em Quadrinhos. Todos tinham, em algum momento de suas vidas, cruzado com as HQ's de forma a nos marcar definitivamente. Meus amigos sabiam desenhar como poucos e eu não.
Descobri que a escrita se ensinuava para mim de forma prazerosa. Portanto decidi escrever. A princípio por não saber desenhar e eu queria (e como queria) ser no mínimo igual aos meus amigos. Por isso escrevia.
Comecei a criar histórias que davam vida a muitos personagens que me parecia, algumas vezes, surreal. Pouco a pouco escrevi anjos em guerra pela tomada da razão e tombando perante o pecado, um cara chamado Soturno que tendo uma visão cômica da vida punia seus vilões de forma soturna, um grupo de Atacantes que buscavam defender um mundo distorcido por um louco chamado Rênio que jurava dizer que alterava a realidade. Também tinha um jovem ronin que viu sua família ser exterminada por uma luta de terras.
Tudo, absolutamente tudo estava ali no papel escrito a custo de uma curiosidade transloucada. Apenas escrito.
Foi então que descobri a noção exata da palavra amigo. Todos eles deram um aspecto visual a minhas criações. Quando as vi ali no papel desenhados, percebi como Fantasma era assustador, o quanto Soturno era poeta do cotidiano por representa-lo de forma tão imediata a sua vida e o quanto o jovem ronin era triste.
Transportar o que tinha escrito para o desenho e com sequências narrativas vivas em quadros me fez ver uma outra perspectiva dos Quadrinhos e também de meus amigos. Descobri que dos quadrinhos deveria seguir uma sequência sem trair nunca o leitor a quem lia. Quanto aos meus amigos, hoje longe deles, descobri sequencialmente temos que manter um ritmo de amizade que nos faz crescer e fazer com que o grande arco da vida feche como uma grande grafhic novel, sempre pronta para uma outra aventura.

Uma pequena homenagem a aqueles que fazem de meus arcos da vida uma sequência ineterrupta.

10 comentários:

Unknown disse...

Bow tio, sério valeu mesmo, muito massa, e o que seria de nossos desenhos sem tua narrativa escrita para nos guiar???
E amigos nunca deixam de ser quem foram, apenas passam a ser quem queremos rever.

Vamo combina com a gurizada aq da gente ir ae pra POA na estréia do h-a 3 e já bolamos uma power reunion na capital! uehuheuuehe
E vamos dar formas mais concretas a projetos vindouros, vamo se mexeeeee.
Valeu meu amigo, e espero revelo em breve.

Thiago disse...

jóia esse texto, cara...
é uma pena que ainda não possamos viver exclusivamente disso... mas esse dia ainda virá!

ei, ouvi falar em ida à poa pra estréia de homem aranha 3??
eu sou parceiro, hein!
hausdhaus

Gustavo's Comics disse...

beeeeeii adorei veio!
esse vai parar na contra capa da nossa grafic novel mais famosa!!quando ela sair né!
aheaheehhe
altas ideias meuuu altas ideias

Gustavo's Comics disse...

cara deu tilt la no meu blog
nao sei o q aconteceu dai eu deletei a postagem
essa semana eu posto de novo com novas coisaaass

tu viu q merda !
nao vai sai o curso em poa!
melou o homem aranha tbm !!!!
q merdaa
o negocio eh continua desenhando!
feitooooo rapaaaaa

Gustavo's Comics disse...

valeu pelo coment cara!!!!!
mesmo tendoo defeitos eu gostei bastante do resultado final!

caaaaaara isso é so o começo quero v quando a coisa começar a deslanchar mesmo!!!!uhhuadshuhudashud

MEUuuuuu compra a novos vingadores desse mes!!eh um começo da guerra civil!!!mt fodaa!vo começa a acompanhar!da uma olhada!
feitoo

Gustavo's Comics disse...

tcheee vai sair fansine aqui em santa!!!!
quero ver contigo a possibilidade d desenhar aquela tua historia do buteco que eu achei fodaça mesmo!
vamu ver ai oq a gente pode fazer
eu to enteressado
se tu tiver me da um toc aew
eu estou empolgado so pra ti ver o meu nivel d interesse!
adsuhhuasdhuasduhasdhuhuasduasd

c falamu mais depois pode c por blog mesmoo pq no msn a gente nao c axa mesmoo ou orkut

sei la fuiiii

Gustavo's Comics disse...

nossaaaaaa respondeu rapidoo
ygdgasdgdsasdahuhusdahudas

nao cara é essa que ta aqui mais pra baixo!

Marias!!!!!
eu pensei nessa
nao sei oq tu acha, mas pra mim tem bem cara de fanzine...nao sei c tu tem otras..

apesar de ser um conto,acho que a gente pode transportar esse conto pras historias em quadrinhos tranquilamente nao acha?


enfim ...aquela que eu TENTEi desenhar sdayasdgyasdhasdhads
era de mafiosos lembra??
eu nao tinha capacidade e acho q ainda nao tenho

mas buteco meuu é uma coisa muito mais proxima ....tem um na esquina da faculdade eu posso i la e bate umas fotos das mesas d sinuca pra pega umas referencias.....acreditoo que posssa sair algo bem legal caraa......mas se bem so de entusiasmo nao se faz uma historia em quadrinhos!

faloo

Gustavo's Comics disse...

claaaro rapa
bei c tu acha q pode fazer melhor!!
beii massaa!!
ahdhuasduhshdauhuhudusha

pois eh eu pensei em retratar a discussao mostrando o que acontecia em volta do bar.......
mas c tu c entusiasma pra escreve otro melhor!!

ja to rabiscando alguma coisa!!
fazendo um visual bem dinamico!
faloo

Gustavo's Comics disse...

olha la

http://powerreunioncrew.blogspot.com/

Anônimo disse...

otimo >ajudou muito