quinta-feira, 15 de março de 2007

Traição Literária

Eu traí, admito. Não é fácil. A tentação é grande. E quando o romance é morno, torna-se inevitável. Foi o que aconteceu no meu último caso. Estava eu lá envolvido em um romance filosófico no Mundo de Sofia (A filosofia me atrai de uma forma estranha) quando me deparei com um romance de Cem Anos de Solidão. Foi amor a primeira lida.
Vinha de um romance morno e que muitas vezes o monólogo de Sofia me trazia inevitavelmente a monotonia. Estava triste pois as discussões sobre a existência e não existência do homem me intrigava. No começo tudo foram amores. Embebidos em suas folhas descobria coisas magníficas do saber (era glorioso). Porém o quente foi amornando e pouco a pouco fui sendo seduzido por outras letras (algumas possuíam imagens).
Então conheci Cem Anos de Solidão, o seu tom fantástico, sua vida solitária me comoveram de tal forma que foi inevitável a traição. Troquei o livro (sem terminar) O Mundo de Sofia por Cem anos de Solidão de Gabriel Garcia Marques (recomendo).
Não que eu já não tenha feito isso antes (fiz muito isso na Universidade), mas quando envolve prazer literária, a traição chega a ser até um certo pecado grave.
Tudo bem, tudo bem, tem os quadrinhos, é claro. Mas eles são tão naturais em minha vida que... Acho que há um engano terrível aqui!! Traio meus quadrinhos com outras literaturas na maior cara de pau (acho). Não, não, tenho que pensar que são tipos de amores diferentes, que a literatura dos quadrinhos são direrentes de literatura romântica. É como gostar de música e pular de para - quedas, dá para conviver com os dois amores, mas juntos pode se tornar um risco perigoso.
Bom, vá lá sou apaixonado por estes dois meios de leitura. É inevitável. São dois tipos de literaturas prazeirosas e fantásticamente bem elaboradas (não cabe aqui aquelas leituras de auto - ajuda).
E quanto ao Gabriel Garcia Marques... Vai bem. Mas as vezes me dá uma Solidão.
Outra hora eu falo (escrevo) mais sobre isso. Por enquanto vou apreciando as solitudes páginas.

4 comentários:

Unknown disse...

Beeeei muito bom esse texto tio, tu tah ficando melhor a cada letra!!!!

Tche vou dar jeito de ler este livro que tu recomendou, ando muito solitário em meio a tantas literaturas graciosas, "quem sabe um telefonema me instigue a querer conhece-la mais de perto".

Ah e quanto a quadrinhos, são crianças oscar, crianças!!! o futuro delas está em nossas mãos!
Gosto dessa?

uahuahuhuha
feito tio.

Thiago Krening disse...

CARA!
eu tava lendo esse teu texto e, ao mesmo tempo, conversando com uma guria (bem legal, por sinal... hehe) no msn.
no MESMO momento, ela vem me perguntar se eu já havia lido cem anos de solidão, totalmente do nada!
cara, foi uma coincidência muito bizarra! ashduashduashud

ah, já leu meus textos aí, tio?
hehehe

feito!

Gustavo's Comics disse...

ainda não li o mundo de sofia!nem sei c quero ler!vale a pena?eu li um outro livro mais curtinho desse autor e as questoes filosoficas realmente nao fazem o meu estilo...nesse livro.

é cara não adianta! o amor pelos quadrinhos me influencia a ler livros relacionados com as tematicas mais frequentes dos comics eu tenho lido ficçao cientifica e coisas investigativas que tem uma trama legal!

assim que estiver com um gosto mais apurado pela literatura eu passo a ler outras coisas!!heahaehhae falooou

e os projetos???!!!???
tu que é formado em letras eles devem ter ensinado a desenvolver projetos e ideias!
nos que servimos basicamente de mão-de-obra escrava!haehaeaehaehae
serioo mesmoo agora!
não tenho nenhuma ideia na cabeça!
so a ideia de melhorar o meu desenho que esta se concretizando aos poucos...bem aos poucos...heehheh

oscar começa a postar umas ideias tuas la no forum pra gurizada desenha!!faloooooo

Anônimo disse...

Grande Oscar, quanto tempo?! To escrevendo para parabeniza-lo pelo Blog. Muito legal cara, gostei bastante. Quando der tempo darei uma passada para ler..Um abraço Roberto da Luz Neto